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Dentre as várias possibidades de parcerias, a que está em vigor no Estado de São Paulo é a que mais se aproxima do modelo pretendido pelo GDF
No Brasil, algumas cidades já adotaram o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para conceder a operação de seus sistemas de metrô à iniciativa privada.
Os principais exemplos:
São Paulo
- Modelo: O governo constrói parte da infraestrutura e a empresa privada opera, mantém e investe no sistema
- Linhas concedidas via PPP
- Linha 4-Amarela
- Linha 5-Lilás
- Linha 6-Laranja (em construção)
- Linha 17-Ouro (monotrilho, também em construção)
- Operadoras privadas:
- ViaQuatro (Linha 4)
- ViaMobilidade (Linhas 5, 8, 9 e 17)
Salvador (Bahia)
- Modelo: PPP integral — a CCR é responsável pela construção, operação e manutenção
- sistema: Metrô de Salvador e Lauro de Freitas
- Operadora privada
- CCR Metrô Bahia
- É considerado um dos casos mais bem-sucedidos de PPP metroviária no Brasil
Belo Horizonte (MG)
- Sistema: Metrô da Região Metropolitana de BH
- Concessão recente: Em dezembro de 2022, o sistema foi concedido à iniciativa privada por 30 anos
- Operadora vencedora
- Consórcio Comporte Participações
- Investimento previsto: R$ 25,7 milhões no leilão, com modernização da Linha 1 e construção da Linha 2