Novas ferramentas permitem otimizar tempo-resposta e acompanhar ocorrências da Polícia Militar e dos Bombeiros, aumentando eficiência e transparência
A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) anunciou ontem dois importantes avanços tecnológicos para melhorar o atendimento das chamadas de emergência da Polícia Militar (pelo 190) e do Corpo de Bombeiros (pelo 193). O primeiro é o Sistema Hefesto — plataforma que possibilita a otimização do tempo-resposta e melhora a qualidade das informações coletadas — e o Sistema de Notificação Automática via WhatsApp — que permitirá ao cidadão acompanhar, em tempo real, o andamento do atendimento da ocorrência.
Os sistemas foram desenvolvidos em parceria com a Polícia Militar (PMDF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Anatel, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e a Secretaria de Economia (Seec-DF).
“Atuamos de maneira colaborativa para entregar políticas públicas mais eficientes, modernas e humanizadas aos moradores do DF. O Hefesto e as notificações via WhatsApp são símbolos da inovação com a marca da integralidade que norteia nosso programa de segurança: cada órgão contribuindo com sua expertise, para um DF cada vez mais seguro. Esta é a diretriz do governador Ibaneis Rocha: trabalharmos juntos, de forma integrada”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Por fim, mais uma novidade promete melhorar o atendimento das emergência no DF: as ligações feitas enquanto as linhas estiverem ocupadas ficam registradas em tela, possibilitando o retorno pelo atendente.
“Potencializar a transformação digital no DF, agregando cada vez mais valor ao serviço público entregue ao cidadão, é o que tem movido a nossa Subsecretaria de Governança Digital. A atuação conjunta entre a Secretaria de Economia e a Secretaria de Segurança Pública demonstrou sinergia e compromisso com a população, tornando os serviços mais acessíveis e fáceis. Outras novidades como essas ainda estão por vir”, conclui Adriana Rodrigues, subsecretária de Governança Digital.

O que é o Hefesto
O Hefesto é uma solução desenvolvida pela Subsecretaria de Modernização Tecnológica (SMT), da SSP-DF. Entre os diferenciais estão a agilidade no atendimento e a geolocalização precisa do solicitante via GPS, substituindo métodos imprecisos de triangulação de antenas.
A unificação de sistemas é uma mudança significativa. Antes, o atendente precisava operar duas plataformas diferentes para concluir um registro de ocorrência. Agora, com a integração do Hefesto à central telefônica, todo o fluxo de atendimento ocorre em uma única tela, que recebe a chamada, exibe os dados do solicitante e permite o registro completo da ocorrência. Além de simplificar o trabalho, o sistema possibilita a geração de relatórios unificados, cruzando informações telefônicas e operacionais para subsidiar análises estratégicas. O formato permite criar relatórios gerenciais e de produtividade, auxiliando no planejamento e no monitoramento da eficiência das centrais de emergência.
“As notificações via WhatsApp asseguram transparência, aumentam a confiança da população e dão ao cidadão a possibilidade de acompanhar o andamento de sua solicitação”, afirma Gustavo Tarrago, subsecretário de Modernização da SSP-DF.
Outro destaque é a integração com outros módulos internos da SSP-DF e com o Sinesp-CAD, sistema nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, assegurando conformidade e visão sistêmica do atendimento.
“O Hefesto proporciona rapidez no atendimento, precisão na localização do solicitante, padronização e qualificação das ocorrências, além de relatórios estratégicos que fortalecem a gestão. Desta forma, será possível, por exemplo, gerar relatórios de produtividade e ajustar o número de atendentes a partir da avaliação de atendimentos”, ressalta o secretário-executivo da pasta, Thiago Costa.

Como será o uso do WhatsApp
Outro avanço é o envio automático de mensagens pelo WhatsApp com a confirmação do registro da ocorrência. Essa inovação oferece ao cidadão mais confiança e transparência no atendimento, além de reduzir chamadas de acompanhamento que sobrecarregam as centrais.
Por razões de segurança, ocorrências de violência doméstica e casos protegidos por protocolos especiais, como o Viva Flor, não receberão notificações automáticas, evitando riscos adicionais às vítimas. O projeto só foi viabilizado devido à parceria com a Subsecretaria de Governança Digital da Seec-DF, que garantiu a integração com o WhatsApp do Governo do Distrito Federal.