Secretaria de Economia coordena o novo APP, que (por ora) reúne 49 serviços. O mais acessado é o de Administração 24 horas, que oferece serviços de zeladoria da cidade
Em testes e em ajustes finos desde que foi atualizado e relançado no final de junho, o eGDF, o aplicativo oficial do Governo do Distrito Federal está com sua versão finalizada e reúne, no momento 49 serviços, com o objetivo de oferecer mais praticidade e eficiência ao cidadão. Segundo a Secretaria de Economia do DF (gestora do APP), “ele faz parte da política de governança digital e busca reduzir a burocracia, aumentar a transparência e aproximar a administração pública do cidadão por meio da tecnologia”.

O serviço mais utilizado no APP é o relacionado à Administração 24 horas – uma espécie de zeladoria digital, em que o usuário poderá pedir desde um abrigo de ônibus a reparos em bocas-de-lobo e bueiros, ajustes em calçadas e ciclovias, tapa-buracos, pintura de faixa de pedestre, ajustes na iluminação pública e limpeza urbana, indicar podas de árvores e solicitar tapa-buracos no asfalto.
Ah… pode ainda denunciar animais soltos nas ruas (silvestres, cavalos ou cães e gatos) ou mesmo os que estejam sob maus tratos e em imóveis abandonados. O mais interessante é que em todas essas demandas de zeladoria podem ser anexadas fotos (tiradas na hora ou que estejam no arquivo do celular) e inserir a localização exata do problema a ser corrigido, com georreferenciamento automático, o que ilustra e dá maior precisão à solicitação.

“Tudo num só lugar”
Outros serviços prestados pelo APP são os relacionados à mobilidade urbana (cartão Mobilidade), saúde (por enquanto, apenas agendamento para doação de sangue), assistência social (informações sobre atendimento nos CRAS), educação (calendário escolar), habitação (agendamento de atendimento na Codhab) e receitas e tributos (emissão de IPVA e de IPTU, emissáo de DAR de dívida ativa e emissão de certidões negativas).
A nova versão do eGDF conta com um visual mais moderno e com navegação simplificada. Além do design atualizado, foram realizadas melhorias técnicas que aumentam a velocidade, a estabilidade e a facilidade de acesso aos serviços.

“Dessa forma, o cidadão brasiliense encontra tudo em um só lugar. O aplicativo, com atendimento simplificado, permite solicitar, acompanhar, receber as informações de maneira rápida, segura e sem a necessidade de deslocamento”, afirma Wisney Oliveira, secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia do DF.
O aplicativo está disponível para download, gratuito, tanto na Apple Store quanto na Google Store.
Os números do aplicativo ainda são muito tímidos. Quando foi lançado, no ano de 2024, foram apenas 370 downloads. A nova versão, reformulada e lançada no mês de junho, registrou 7.800 novos usuários. Para efeito de comparação, o “DF no Ponto”, da Secretaria de Mobilidade (Semob), lançado há menos de três meses, já soma 210 mil usuários.
O GDF afirma que serão apresentados, em breve, novos serviços via APP. Cita o agendamento ao Hemocentro e ainda a distribuição e a inscrição das matrículas nas creches públicas.

GDF reuniu canais de atendimento
Há cerca de um ano, “Brasilianas” publicou a informação de que o GDF pretendia lançar esse APP (até então, vinculado à Secretaria de Governo) ainda em 2024. A dificuldade estava em conciliar os registros obtidos pelo aplicativo sem tirar a autonomia da Ouvidoria do GDF.
Para resolver esta questão, foi criada a “Central DF”, que reúne os canais de atendimento via Whatsapp (61 3410-9000), atendimento telefônico humano (telefones 156, 154, 162, 160, 150), além do Portal do Cidadão – https://portalcidadao.df.gov.br. O APP eGDF vem se somar a esse grupo, agora.
Na “Central do DF”, mais de 20 órgãos e entidades estão representados com serviços ofertados na Central de Relacionamento do DF e nos demais canais digitais de prestação de serviços do Governo. São cerca de 710 Serviços disponibilizados, com atendimento 24 horas.
Segundo a Secretaria de Economia, são mais de 20 mil os acessos diários via “Central DF”. De janeiro de 2023 até julho de 2025 foram 7.569.637 atendimentos registrados.
