Estudo inédito do Instituto Fecomércio-DF indica que 96% dos lojistas perceberam crescimento no fluxo de clientes nos dias em que vigora a gratuidade, com aumento de vendas em até 27%
Dados divulgados ontem (17) pelo Instituto Fecomércio-DF, a partir de estudo inédito, indicam que o programa “Vai de Graça”, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) que instituiu gratuidade no transporte público aos domingos e feriados, teve efeito positivo sobre o comércio e movimento local, estimulando aumento das saídas para lazer e consumo.
Segundo a pesquisa, 96% dos lojistas perceberam crescimento no fluxo de clientes nos dias em que vigora a gratuidade. Entre os empresários dos segmentos pesquisados que declararam aumento nas vendas, 51,2% relataram variação de 10% até 27,2%.
Antes da medida, a maioria dos transeuntes (56%) saía apenas um domingo ou feriado por mês. Após a implantação do benefício, 45,7% passaram a sair dois domingos por mês, 20,5% saem três domingos ao mês, 18,2% saem pelo menos um domingo por mês, 15,1% afirmaram sair todo domingo ou feriado e apenas 0,5% não saem nesses dias, confirmando a alta adesão ao projeto.
Quanto à finalidade das saídas, 60,6% dos entrevistados declararam pretender utilizar a gratuidade para passear, 29% para passear e realizar compras e 9,4% apenas para fazer compras. Em relação aos recursos economizados com as passagens, os transeuntes informaram que os destinariam majoritariamente à alimentação (54,4%), à reserva financeira (27,2%), à aquisição de bens materiais (9,6%) ou a experiências (8,8%).
O perfil dos passageiros concentrou-se nas faixas etárias de 18 a 29 anos e de 30 a 44 anos. Em termos de meios de transporte, o ônibus foi indicado como o mais utilizado, escolha de 50%. Outros 27% apontaram a integração ônibus-metrô e 23% utilizam o metrô. As regiões administrativas mais citadas como local de residência pelos entrevistados foram Samambaia, Taguatinga, Águas Claras, Ceilândia e Guará.

Aumento na emissão de notas fiscais
Levantamento da Secretaria de Economia, com base nas notas fiscais eletrônicas ao consumidor (NFC-e) entre março e julho de 2024 e 2025, confirma o impacto positivo. Os dados mostram que, após a criação do programa, houve aumento de 5,4% na média de notas emitidas por empresa. No mesmo período, o valor médio dos documentos cresceu 8,6%, e a arrecadação do ICMS varejista avançou 5,8%. Segundo o GDF, esses números demonstram que a gratuidade no transporte público não apenas amplia o acesso a lazer e cultura, como também impulsiona a atividade econômica e a receita do DF.
“Os números comprovam que o Vai de Graça significa muito mais que o benefício no transporte público. Ajuda na mobilidade das pessoas e também estimula o consumo, fortalece o comércio e aumenta a arrecadação do DF. É uma política pública que une inclusão social, cidadania e desenvolvimento econômico”, avalia o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho.
A superintendente do shopping Conjunto Nacional, Renata Salino, confirma aumento no fluxo de clientes aos domingos e feriados. “Aos domingos, principalmente, a presença de famílias e grupos de amigos no shopping ficou muito mais forte desde que o programa começou, e a melhoria na segurança nos entornos, com apoio da concessão da Rodoviária, também contribuiu para que as pessoas se sentissem mais à vontade para visitar o shopping”, explica.
Segundo Salino, o aumento no fluxo refletiu-se diretamente nas vendas. Lojas e restaurantes relatam um desempenho melhor nesses dias. Ela detalha que no início o crescimento foi mais discreto, mas cresceu com o passar do tempo. “O impacto começou mais forte na alimentação e no lazer, porque muitas pessoas aproveitam para passear, almoçar e se divertir. Mas também notamos reflexos positivos em lojas de moda, eletrônicos e até em produtos de maior valor agregado. Isso mostra que, além do passeio, o consumidor também está aproveitando para comprar”, complementa.