A governadora em Exercício optou por acompanhar, nas bases da segurança pública, o esquema operacional. Segundo estimativas, 80 mil pessoas foram às ruas, sendo 45 mil ao desfile e 35 mil em protestos de direita e de esquerda
O desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, ocorreu de forma pacífica e sem registro de ocorrências graves neste domingo (7). O resultado positivo é reflexo do Protocolo de Operações Integradas (POI), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e colocado em prática em conjunto com órgãos locais e federais.
Segundo estimativas feitas pela coordenação, cerca de 80 mil pessoas participaram das atividades do 7 de Setembro. Destas, 45 mil foram à Esplanada dos Ministérios, para acompanhar o desfile. As demais 35 mil participaram de atos políticos, tanto convocados pela direita (bolsonarista) na Torre de TV, quanto de esquerda (em apoio ao governo federal), na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Conic.
Desde as primeiras horas do dia, representantes das forças de segurança e órgãos de apoio estiveram reunidos na sala de monitoramento da SSP-DF, acompanhando em tempo real a movimentação do público e das áreas estratégicas. O esquema operacional incluiu policiamento reforçado, monitoramento por drones, câmeras e a estrutura da Cidade Policial, que serviu de base para as corporações.
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, acompanhou o trabalho da segurança pública. Ela esteve no Ciob e também na Cidade da Segurança, instalada ao lado do Museu. “Acompanhando de perto, junto com nossa equipe de segurança e órgãos de fiscalização, todo o monitoramento do 7 de setembro. É fundamental garantir que a população tenha tranquilidade, por isso reforçamos a estrutura, com revistas e câmeras em tempo real, assegurando que todas as manifestações ocorram de forma pacífica e sem incidentes. Nosso compromisso é assegurar a tranquilidade da população”, ressaltou a vice-governadora.

31 órgãos envolvidos na operação
O monitoramento ocorreu por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reuniu representantes das 31 instituições, organizações e agências (IOAs) que já o integram e outros órgãos, como Ministério da Defesa, Marinha, Exército, Comando Militar do Planalto, Força Nacional, Câmara e Senado Federal, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Polícia Federal.
“Desde as primeiras horas do dia, nossas equipes estavam mobilizadas e acompanhando cada detalhe da movimentação na região central de Brasília. O sucesso do desfile é resultado de um planejamento criterioso, construído com base em levantamentos de inteligência e no alinhamento entre todos os órgãos envolvidos. Essa integração é a maior garantia de que a população possa participar de momentos cívicos importantes, como o 7 de Setembro, com segurança, tranquilidade e confiança no trabalho das forças que atuam em defesa da sociedade”, disse o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar à Agência Brasília, site de notícias do GDF.
O procurador de Justiça José Eduardo, também acompanhou toda a movimentação. “O 7 de setembro é a nossa maior manifestação cívica e o Ministério Público olha pelo cidadão. Então, para nós, o que importa é a segurança do cidadão, o bem-estar do cidadão. O que nós vemos hoje, claramente, é uma integração entre o governo federal e o governo federal. Houve um aprimoramento neste ano, tanto do espaço de desfile, são mais de 2 mil metros, como do acesso ao público. Você pode ver que nós temos mais áreas cobertas, mais pontes de água, áreas para PCDs elevadas. Então, tudo isso é uma conquista para o cidadão e nós estamos absolutamente tranquilos com essa festa”.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atendeu nove ocorrências de baixa complexidade — como hipoglicemia, hipertensão e quedas leves —, sem necessidade de encaminhamento hospitalar.