Dados da ANTT mostram o tamanho e a importância do transporte público que atende o Entorno do DF
Em vários locais do Brasil, existe o chamado transporte semiurbano – que é quando o ônibus “atravessa” a fronteira entre duas Unidades da Federação que, na prática, estão juntas. É o caso de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e também entre Teresina (PI) e Timon (MA), entre outros.
Pois bem… segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dos 58,7 milhões de passageiros anuais do transporte semiurbano interestadual de todo o país, 55,35 milhões são do Entorno do DF. Esse número representa 94,30% de todo o modal.
Em todos os demais Estados, a responsabilidade da gestão do funcionamento desse transporte semiurbano é dos municípios, eventualmente com apoio de seus Estados. Mas como o Distrito Federal tem uma estrutura diferenciada (que mistura as atribuições de Estado e de Município, além de ser a Capital Federal), entre o DF e essas cidades limítrofes a atribuição é da União, por meio da ANTT.
Para especialistas, essa repartição de competências gera prejuízos à população, tais como viagens demasiadamente longas e sobreposição de tarifas. Esse problema é um dos que o Consórcio Interfederativo pretende corrigir.

Um dos principais desafios para a criação de uma estrutura compartilhada do transporte no DF e Entorno é a necessidade de interligação dos sistemas de tecnologia. Para isso, serão necessários investimentos e a implantação de melhorias dos terminais existentes, além do redimensionamento de linhas internas do Distrito Federal.