Novacap reforça urbanização com plantio de mudas típicas do Cerrado
Desde o início do ano, cerca de 1,7 mil mudas de árvores foram plantadas em diferentes pontos dos trechos 1, 2 e 3 do Sol Nascente/Pôr do Sol, como parte do Programa Anual de Arborização do Governo do Distrito Federal (GDF). O objetivo é padronizar as áreas verdes em todo o DF e melhorar a qualidade de vida dos mais de 95 mil moradores.
O plantio ocorre durante o período chuvoso, entre novembro e fevereiro, para garantir as melhores condições de crescimento das mudas. Segundo Raimundo Silva, diretor das Cidades da Novacap, a iniciativa marca uma nova etapa na infraestrutura local: “A urbanização de áreas verdes é o toque final de uma região administrativa. Não é possível plantar árvores sem antes concluir drenagem, calçadas, energia e asfalto”, destaca.
Entre as espécies escolhidas para compor o paisagismo estão ipê-rosa, ipê-branco, nêspera, bauhinia (pata-de-vaca), mutamba e saboneteira, todas adaptadas ao clima e ao solo do Cerrado. O processo de plantio inclui a inserção de hidrogel na terra, tecnologia que ajuda a manter o solo úmido por mais tempo, especialmente durante o período de seca.

Além disso, cada muda recebe tutores de eucalipto para garantir o crescimento e a estruturação adequada. O espaçamento mínimo de seis metros entre as árvores respeita as características de cada espécie, e três meses de chuva são suficientes para garantir a fixação das plantas.
A urbanização da região administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol tem avançado desde 2019, quando foi oficialmente reconhecida.