A 3ª audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU) e do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) está marcada para o dia 24, às 9h, no auditório Lindberg Aziz Cury, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Serão apresentados os resultados das oficinas regionais de diagnóstico e discutidas as propostas com moradores e entidades. A atividade integra o processo de atualização dos instrumentos que orientam as políticas públicas de deslocamento e circulação.
Desde abril de 2024, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) acompanha a revisão dos planos por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb).
O acompanhamento ocorre a partir de procedimento administrativo voltado à garantia da participação social, à transparência das etapas e ao controle da elaboração, futura execução e fiscalização das medidas previstas para o setor de mobilidade.
A pauta inclui a divulgação dos dados coletados nas oficinas realizadas pelo Governo do Distrito Federal em agosto e setembro de 2025, nas regiões administrativas.
Nesses encontros, a população apresentou sugestões e apontamentos sobre problemas e necessidades locais, que passaram a integrar o material técnico analisado na fase atual. As contribuições foram organizadas para subsidiar a formulação das diretrizes que serão debatidas na audiência.
As propostas preliminares estão distribuídas em eixos como modos ativos, circulação de cargas, transporte coletivo, segurança viária, segurança e operação do sistema viário e gestão da mobilidade.
As manifestações podem ser enviadas até a data da audiência, por meio da plataforma oficial do PDTU e do PMUS, permitindo que novas observações sejam incorporadas ao debate público.
O plano atende às exigências do Estatuto da Cidade e foi elaborado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), abrangendo as 35 regiões administrativas, além da integração com municípios da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride-DF) que compõem a Área Metropolitana de Brasília.