O DF tem 4.491 faixas de pedestres mapeadas, o que representará a recuperação de 56%. Está prevista ainda a lavagem de faixas apagadas
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) recuperou 1.055 faixas de pedestres entre janeiro e julho de 2025. A pedido de “Brasilianas”, o órgão responsável pelas vias urbanas do DF disse que pretende recuperar outras 1.500 ainda durante o período da seca, o que resultará em mais de 2.500 das 4.491 faixas de pedestres mapeadas. Ou, 56% delas.
De acordo com o Detran-DF, os serviços foram executados em todas as regiões administrativas. “A manutenção faz parte das ações contínuas de reforço da sinalização viária, com objetivo de promover mais segurança para pedestres e condutores”, afirma a autarquia.
Também a pedido da coluna, o Detran-DF informou o custo dessa operação: entre janeiro e julho foram investidos R$ 5.904.412,90 em atividades de sinalização horizontal e vertical. As faixas de pedestre se enquadram na primeira categoria. Os recursos vêm da Fonte 237 do Orçamento, o que significa que têm origem no pagamento das multas de trânsito.
Segundo o analista em Atividade de Trânsito do Detran Manoel Porcidônio, além das faixas há também sinalizações verticais. Ele ressalta que todas as travessias contam com esse tipo de sinalização, para alertar os condutores sobre a proximidade da faixa de pedestres.
“Nos locais onde temos maior fluxo de veículos e travessia de pedestres, estamos reforçando toda a sinalização vertical, indicando ao condutor que há a sinalização horizontal à frente”, explica. “Em relação aos pedestres, é importante que observem a necessidade de fazer o sinal de vida, aguardar que os veículos parem e, só então, realizar a travessia”, orienta.
Ainda este mês, o Detran-DF vai começar a operação de lavagem das faixas de pedestres. O cronograma está em fase de aprovação. Por conta do longo período de seca, muitas delas “desaparecem” na junção de poeira e óleo dos carros. Com a lavagem, a faixa (que nem sempre estava em condição ruim) volta a ter visibilidade.

Como solicitar uma faixa de pedestres
Para solicitar uma faixa de pedestres, não há custos para o solicitante. O pedido tem de atender a alguns critérios estabelecidos no Manual para Estudo de Travessias de Pedestres, entre eles a exposição de motivos pelos quais está sendo feito o pedido, bem como do endereço exato do local, com indicação de pontos de referência, onde se percebeu a necessidade de sinalização.
O requerimento deverá ter identificação com nome completo, RG, CPF, e-mail e telefone do solicitante. Para maior detalhamento, o documento encontra-se disponível na Instrução Detran-DF nº 616/2021.
Importante: para solicitar a instalação de sinalizações como faixas de pedestres (e também de vagas de estacionamento para idosos e deficientes, entre outras) é necessário comparecer ao setor de protocolo do Detran da 913 Sul, Aeroporto, Gama ou de Taguatinga. O serviço também é oferecido pelo Protocolo-e, disponível no Portal de Serviços.
O prazo médio para execução dos serviços é de 60 dias para emissão de parecer técnico. Vale lembrar que o Detran-DF é responsável pela análise e execução apenas das vias urbanas do Distrito Federal. As rodovias são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF).