O Carnarock, bloco que já vem se tornando tradição na região de Planaltina (DF), completará, em 2026, 11 anos de história. A programação é gratuita e reúne artistas da cidade com repertório que inclui rock, MPB, axé e música autoral.
A 11ª edição será realizada na terça-feira (17) na Praça Salviano Monteiro, também conhecida como Praça do Museu.
Criado em 2014 por músicos, produtores e moradores, o projeto surgiu com a proposta de ampliar as possibilidades do Carnaval na região e fortalecer a produção independente. Ao longo dos anos, a iniciativa passou a integrar o calendário cultural local e a ocupar espaços públicos como forma de estimular a convivência e a circulação artística.
Realizado em uma das cidades mais antigas do DF, o evento também reforça a preservação da memória e do patrimônio cultural de Planaltina por meio da música e da presença nas ruas.
Nesta edição, estão previstas apresentações de Banda Chikeiro das Cachorras, Welington Oliveira, Edmo Nogueira, Banda Arquivo Y, Cristiano Assis, Banda AVVA, Camila Castro, Banda Micélia, Gabi Rabelo, Victor Tymoniuk, Niil Santana e Cida Avelar, além de convidados.
A organização informa que a proposta é reunir diferentes gerações em um espaço aberto de participação. O bloco integra a campanha Folia com Respeito, que completa 10 anos em 2026.
Ao aderir à Carta-Compromisso do Carnaval, o evento assume medidas voltadas à prevenção de assédio, violência e preconceito durante a festa.
A participação garante o Selo Folia com Respeito e inserção na rede da campanha.
A produção é assinada pelo Beco da Coruja e Instituto Janelas da Arte, com apoio da Jaguar Auto Peças e Rádio Cultura.
O projeto é realizado pela Artise em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF)