Realizada pelo Instituto Artistas Latinas, a mostra faz uma reflexão sobre a luta de mulheres negras contra a escravatura no Brasil
A abertura é nesta quinta (13), na (CAL/UNB)
Nesta quinta-feira (13), a Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB) inaugura uma nova galeria com a exposição “Abolicionistas Brasileiras”. Na mostra, o protagonismo feminino negro durante a luta contra a escravização no Brasil é representado por meio da trajetória de personalidades como Adelina, Anastácia, Aqualtune, Esperança Garcia, Luiza Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis e Maria Tomásia Figueira Lima.
Para retratar a liderança das oito mulheres na luta e resistência durante o processo de abolição, o Instituto Artistas Latinas, que comemora seis anos em 2025, “convocou” Guilhermina Augusti, Renata Felinto, Sheyla Ayo, Stefany Lima, Mariana Maia, Roberta Holiday, Thais Iroko e Thaís Basílio, que realizaram obras comissionadas inspiradas nas personagens históricas.

Além delas, a mostra dialoga com trabalhos de outras autoras com o objetivo de fortalecer a presença de artistas negras no universo da arte, colocando-se contra o processo sistemático de apagamento e refletindo sobre a possibilidade de um futuro mais equânime. Ao todo, reúne mais de 30 artistas negras brasileiras de diferentes linguagens.
Entre elas, nomes de visibilidade nacional, como Aline Motta, Lidia Lisbôa, Mônica Ventura, Renata Leoa e Andréa Hygino, além de artistas locais, como Xica, Yná Kabê, Débora Passos, Daniele Rodrigues e Amanda Cursino.

“Abolicionistas Brasileiras” – que fica em cartaz até 11 de janeiro de 2026 e pode ser visitada gratuitamente – tem Ana Carla Soler à frente da curadoria, e Francela Carrera e Carolina Rodrigues como cocuradoras. O projeto expográfico é de Gisele de Paula. Antes da CAL/UnB, a exposição passou pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM), no Recife.
Serviço
Exposição “Abolicionistas Brasileiras”
Local: Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB)
Endereço: SCS Quadra 4 Bloco A Lote 170 – Brasília
Abertura: 13 de novembro de 2025, das 19h às 22h
Visitação: até 11 de janeiro de 2026
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, 8h às 12h
Entrada gratuita
Informações: @cal_unb
e-mail: secretariaddc.dex@unb.br
(61) 3107-7998 / 3107-7797
