Dupla esteve no programa Espaço Arte, da Rádio Nacional
Lançamento do livro ‘Toquem o Frevo Mais Alto’ acontece nesta sexta-feira, 16 de janeiro
Os compositores Ale Corrêa e Renato Castelo começaram 2026 em ritmo acelerado, com novos projetos musicais e literários. Na segunda-feira (12), os artistas participaram ao vivo do programa Espaço Arte, da Rádio Nacional, onde apresentaram detalhes de suas criações mais recentes e conversaram sobre o processo artístico que marca a trajetória de ambos.
A principal novidade é o single “Isso é Só o Começo”, lançado em 12 de janeiro, em todas as plataformas de streaming. A composição, assinada pela dupla, é um Frevo Canção que celebra o universo carnavalesco por meio de imagens vibrantes e sentimentos como paixão, liberdade e entrega. O arranjo, concebido para power trio — guitarra, baixo e bateria — com voz, aposta em uma sonoridade festiva, marcada por contracantos de guitarra que reforçam o caráter dançante da faixa.
Renato Castelo, natural de Natal (RN), é poeta, cantor, compositor e letrista. Semifinalista do The Voice, é autor de canções conhecidas nacionalmente, como Vila Operária e Metade da Metade, esta última consagrada nas vozes de Bruno & Marrone. Em 2017 lançou o álbum autoral Piracema e, desde então, tem realizado participações especiais com o grupo Nação Kalunga.
Ale Corrêa, mineiro radicado em Brasília, desenvolve um trabalho marcado pela diversidade estética e pela pesquisa de brasilidades plurais. Formado pela Universidade de Brasília, onde concluiu o bacharelado e o mestrado em música, o compositor soma 15 lançamentos fonográficos. Entre eles, destaca-se o projeto Toquem o Frevo Mais Alto, que homenageia personalidades pernambucanas por meio de letras inventivas e arranjos ousados.
O livro que leva o mesmo nome do projeto será lançado nesta sexta-feira, 16 de janeiro, às 19h, na Livraria Baixo Norte (CLN 411, bloco E). A obra aprofunda a pesquisa de Ale Corrêa sobre o frevo e amplia o diálogo entre música, literatura e memória cultural.
O single Isso é Só o Começo reúne Rodrigo Valle Serra (voz e guitarras), André Arraes (baixo), Leander Motta (percussões), além da direção musical de Ale Corrêa e produção, mixagem e masterização de Rodrigo Valle Serra. A capa é assinada por Naire Siqueira, com distribuição da GRV.
Com novos lançamentos e presença ativa na cena cultural, Ale Corrêa e Renato Castelo iniciam o ano reforçando sua contribuição para a música brasileira e ampliando o alcance de suas obras autorais.