Com os dados, a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) vai subsidiar políticas públicas mais eficazes e voltadas ao bem-estar animal
O Formulário de Protetor de Animais, criado para mapear voluntários e entidades que acolhem cães e gatos no Distrito Federal e no Entorno, desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF), vai subsidiar políticas públicas mais eficazes e voltadas ao bem-estar animal. A proposta foi do deputado Daniel Donizet (MDB). “É uma conquista, mais um avanço para a causa animal”, afirma o distrital.
O questionário eletrônico estará disponível para preenchimento no período de 1º a 31 de outubro, no site da SEPAN (https://sepan.df.gov.br). Nele, os protetores poderão informar número de animais abrigados, estrutura de acolhimento, dificuldades enfrentadas e recursos utilizados. Os dados coletados serão tratados de forma institucional e servirão de base para ações públicas mais justas e eficazes.
Para o deputado Daniel Donizet, o formulário é um passo essencial para valorizar quem está na linha de frente da proteção animal. “Esse formulário reconhece o esforço dos protetores, que muitas vezes atuam com poucos recursos, mas com muito amor e dedicação. Com essas informações, poderemos propor ações públicas que realmente atendam às necessidades da causa animal”, afirmou.
A expectativa é que os dados reunidos pelo formulário se tornem a base para novas iniciativas voltadas à causa animal, garantindo mais visibilidade, reconhecimento e apoio aos protetores do Distrito Federal.