Novacap e Secretaria de Segurança Pública fazem acordo de cooperação técnica, que vai permitir o uso de 220 câmeras interligadas ao sistema de monitoramento da cidade
Um acordo de cooperação técnica entre a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) pretende adquirir 220 câmeras de segurança, que serão instaladas nas 16 passagens subterrâneas existentes ao longo do Eixo Rodoviário Sul e Norte.
De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, a companhia prepara um edital para a aquisição e manutenção de câmeras de segurança que vão fazer o vídeo-monitoramento 24 horas das passagens. “O projeto já está pronto e, nos próximos dias, vamos publicar a licitação”, destaca o gestor.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o vídeo-monitoramento vai alimentar uma central de controle dentro da Novacap e também o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). “Outras iniciativas vão ser pensadas para que o cidadão sinta-se cada vez mais seguro para fazer suas travessias nessas estruturas”, garante.
Ontem (1º), equipes dos dois órgãos percorreram algumas das estruturas da Asa Sul com o objetivo de dar prosseguimento à elaboração de ações voltadas para melhorias do acesso do cidadão a essas passarelas.
A Novacap está reformando (novamente) as passagens subterrâneas. Na Quadra 102 da Asa Sul, a obra foi concluída. Atualmente, a intervenção ocorre na passagem da quadra 104 da Asa Sul, com a previsão de ser finalizada até o fim deste mês.
O projeto de reformas das travessias receberam investimentos de R$ 4 milhões e incluem serviços de pintura, recomposição do piso, substituição de grelhas danificadas e manutenção completa da iluminação, em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB).