O presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, encontrou-se com José Roberto Arruda há alguns dias. Arruda nega convite. “Brasilianas” confirma a intenção de Kassab em oferecer a legenda a ele
“Brasilianas” apurou que o ex-governador Arruda foi sondado pelo presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, para mudar de partido. Arruda só confirmou à coluna que ontem recebeu uma ligação de Kassab dando-lhe os parabéns pela reconquista dos direitos políticos plenos, mas não tratou sobre nenhum convite.
Porém, pelo que esta coluna soube, por pessoas ligadas à legenda, Kassab e Arruda teriam conversado há algumas semanas sobre a possibilidade de uma candidatura do partido ao GDF. A legenda tem como presidente local o empresário Paulo Octávio, que já foi vice-governador na mesma chapa de Arruda, em 2008.
No momento, Paulo Octávio está muito próximo ao governador Ibaneis Rocha e de Celina Leão. Tanto que, recentemente, numa reunião partidária, exibiu vídeos dos dois para seus correligionários e disse que o PSD local apoiaria Celina para o GDF e Ibaneis para o Senado.
Kassab quer lançar um candidato de centro à Presidência da República. O PSD tem dois nomes competitivos: o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Kassab quer candidatos fortes nos Estados para impulsionar essa candidatura presidencial.
Importante lembrar também que o PSD é atualmente o partido com maior número de prefeituras no Brasil. No Estado de São Paulo, comanda 206 dos 645 municípios (32%). Em todo o país, são 887 prefeituras desde 2024 (o partido cresceu 58% em relação às eleições de 2020) e, além disso, governa cinco capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e São Luís.
No Congresso Nacional, o PSD tem 42 deputados federais e 15 senadores, sendo a segunda maior bancada no Senado. O partido é nitidamente de centro, e mantém boas relações tanto com o presidente Lula (PT) como com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).