Brasília faz parte do último grupo de cidades que receberá alertas de demonstração da Defesa Civil, que serão usados em casos de riscos ou calamidades. O celular irá soar, mesmo no silencioso
No próximo sábado (27), às 15h, alertas de demonstração do “Defesa Civil Alerta” serão enviados para a população do Centro-Oeste, concluindo a nacionalização da nova ferramenta da Defesa Civil Nacional para desastres de grande perigo.
Neste horário, todo o Distrito Federal e mais 12 municípios dos três Estados da região Centro-Oeste receberão os alertas para mostrar o funcionamento da nova tecnologia na prática. São eles: Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás, em Goiás; Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, e Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco, em Mato Grosso.
O Defesa Civil Alerta é um sistema que utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco muito alto. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso.
Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito, alcançando celulares compatíveis (android e IOS lançados a partir de 2020) e com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G, mesmo que estejam conectados a rede Wi-Fi.
“Do Amapá ao Rio Grande do Sul, teremos 100% do Brasil com o sistema de alerta precoce disponível para a sociedade brasileira. Isso é transformador”, comemora o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Como será o teste
Os avisos “pulam” na tela do celular, sem necessidade de cadastro. Ele também emite uma sirene, mesmo que o celular esteja em modo silencioso. “Esse sistema mais invasivo pode assustar – mas também garante que, em caso de um alerta real, toda a população naquela área será efetivamente alertada, sem falhas”, afirma a Defesa Civil. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade das Defesas Civis de cada estado e município.
Em Brasília, jornalistas poderão acompanhar a demonstração na sala de controle virtual do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), responsável pela Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), plataforma do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que permite o envio estruturado de mensagens de risco para a população. Representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras estarão presentes.