Número de acessos é de aproximadamente 460 mil por dia com gratuidade. Recorde foi de 1,25 milhão de acessos, na quinta-feira da Semana Santa
O impacto no transporte tem sido expressivo e colabora para os números apontados pela pesquisa. Antes da medida, a média de acessos aos domingos no transporte público era de 270 mil passageiros; hoje, a marca chega a 460 mil — um crescimento de 70%, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). No total, já são mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas registradas até 7 de setembro, considerando domingos, feriados e datas especiais em que o benefício foi ampliado.
“Esse aumento na demanda, que agora está estabilizada em torno de 460 mil acessos por dia, mostra o sucesso do programa e com isso nós fizemos alguns ajustes, criamos novas linhas e ampliamos a oferta de viagens para atender aos passageiros nas rotas mais procuradas. Em alguns feriados em que ocorrem eventos abertos à participação popular, ocorre também um aumento pontual da demanda. Mas nesses casos nós determinamos o reforço da frota para atender a população de todo o Distrito Federal”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Apenas no mês de março, com nove dias de gratuidade durante o Carnaval, foram quase 5 milhões de acessos, recorde do programa. A demanda se estabilizou em cerca de 2 milhões de acessos por mês, com exceções em datas de grande mobilização popular, como no fim de agosto, quando um evento religioso levou o volume mensal para mais de 3 milhões de viagens sem tarifa.
As datas comemorativas e eventos de grande porte têm sido determinantes para o impacto do programa. O pico de movimentação ocorreu na quinta-feira da Semana Santa (17/4), com 1,25 milhão de acessos em um único dia. Já a segunda-feira de carnaval (3/3) registrou 770 mil viagens, enquanto no dia 30 de agosto, data de um evento religioso, houve 757 mil acessos.
Na véspera da Independência, 6 de setembro, o sistema contabilizou 748 mil deslocamentos gratuitos. Segundo a Secretaria de Transporte, embora não haja dados específicos por linha, em geral as mais movimentadas são aquelas que partem ou chegam à Rodoviária do Plano Piloto, refletindo o papel central da região no fluxo de passageiros.