Ainda inelegível, Arruda segue em segundo lugar. Saída de Fred Linhares da lista de candidatos pesquisados embaralha ainda mais a disputa ao Buriti, diz pesquisa
A Paraná Pesquisas divulgou ontem mais uma rodada de pesquisas da corrida ao Palácio do Buriti em 2026. Pela primeira vez, o levantamento não apresentou o nome do apresentador e deputado federal Fred Linhares (Republicanos) como opção ao GDF, e manteve o nome dele apenas na disputa para o Senado.

Mesmo com esta mudança, a vice-governadora Celina Leão (PP) segue liderando os dois cenários pesquisados, tendo registrado até mesmo um crescimento em relação às pesquisas anteriores (feitas em junho e julho). No primeiro cenário, com Arruda na disputa, ela passou de 27,5% para 31,1% e, agora, surge com 37,2%.
O ex-governador José Roberto Arruda (que não tem partido e ainda segue inelegível, mas com chances reais de voltar à disputa em 2026), tinha 15,9% em junho e agora surge com 16%. Em julho, o nome dele não foi apresentado ao eleitor como opção.
No grupo a seguir, seguem muito próximos os possíveis candidatos Leandro Grass (PT), com 9,7%, seguido por Izalci Lucas (PL), com 9% e mais abaixo Paula Belmonte (Cidadania), com 6%, e Ricardo Capelli (PSB), com 5,2%.

Quando a pesquisa retira o nome de Arruda, no num segundo cenário, Celina Leão passa para 45,6%, Izalci Lucas pula para segundo lugar com 12,7%, Leandro Grass fica em terceiro com 11,9% e Ricardo Capelli aparece com um percentual um pouco maior, de 8,3%.

Candidatos ao Senado
Para o Senado, a corrida permanece com o cenário próximo à pesquisa anterior. Agora, Michelle Bolsonaro (PL) aparece em primeiro com 36%, seguida por Ibaneis Rocha (MDB) com 35,6%.
A atual senadora Leila do Vôlei (PDT) aparece em terceiro com 25,4% e a possível candidata Erika Kokai (PT) fica com 22,8%.
Nesta pesquisa, o apresentador Fred Linhares ficou com 22,1% das intenções de voto – embora no levantamento anterior ele somasse 18,9%, aparecia em segundo lugar.
Para esclarecer ao leitor: fica bastante confuso o comparativo entre uma pesquisa e e outra, porque em cada uma delas aparecem (ou desaparecem) nomes. Além da saída de Fred Linhares das pesquisas para o GDF, desta vez para o Senado, por exemplo, não há citação ao nome de Reguffe (Solidariedade).
No caso do Senado, a pesquisa pediu que cada eleitor indicasse dois nomes, pois em 2026 haverá a eleição de dois senadores.
A Paraná Pesquisas ouviu 1.510 eleitores entre os dias 23 e 27 de agosto. A margem de erro estimada é de 2,6% e o grau de confiança é de 95%, segundo o instituto.