Evento reuniu ex-presidentes da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, que rememoraram episódios históricos da entidade, como o enfrentamento à ditadura militar
Para celebrar seus 65 anos, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, na última quinta-feira (14), sessão extraordinária especial no Auditório José Paulo Sepúlveda Pertence, na sede da instituição. “Há 65 anos, a advocacia do Distrito Federal constrói uma trajetória marcada por lutas, conquistas e defesa intransigente do Estado Democrático de Direito”, afirmou o presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, Poli.
A celebração reuniu autoridades, advogados e ex-dirigentes para homenagear pioneiros, diretores e ex-membros que contribuíram para o fortalecimento da entidade ao longo de mais de seis décadas. Em reconhecimento, os homenageados receberam um troféu comemorativo dos 65 anos da OAB/DF, especialmente desenvolvido para a data.
Dentre os agraciados, compuseram a Mesa de Honra do evento, ao lado do presidente Paulo Maurício Siqueira, Poli, da copresidente Roberta Queiroz e da diretoria do Sistema OAB/DF, os ex-presidentes Amaury Serralvo, Délio Lins e Silva Jr., Esdras Dantas, Estefânia Viveiros, Francisco Caputo, Francisco de Lacerda e Luiz Felipe Coelho. Délio representou o Conselho Federal da OAB na cerimônia.
Ao iniciar a solenidade, o presidente da OAB/DF, destacou o caráter histórico da homenagem. “Celebrar os 65 anos desta Casa não poderia ser sem quem a fez. Os homenageados e homenageadas aqui, hoje, foram sendo lembrados, um a um, pela sua história. Seja como integrantes da Casa na direção, no trabalho, na linha de frente, seja como advogados e advogadas que fizeram com que a Justiça do Distrito Federal funcionasse nos últimos 65 anos.

Resgate histórico da instituição
Após a fala de vários dos convidados presentes, o presidente Poli encerrou a cerimônia com um discurso emocionado, registrando gratidão aos homenageados e à memória daqueles que não puderam comparecer ou que já partiram. Ele também relembrou episódios marcantes da história da instituição, como a fundação em 25 de maio de 1960, apenas 34 dias após a inauguração de Brasília; a resistência à invasão da sede em 1983, relatada pelo então presidente Maurício Corrêa; e o incêndio de 1984, que destruiu dois andares da sede.
“Tenho certeza de que esta cerimônia foi emocionante para todos e todas que estão aqui: para os advogados e advogadas que merecem essa homenagem; para os familiares que abraçaram nesse momento e trouxeram aqui!”, disse Poli. Para ele, comemorar os 65 anos da OAB/DF é celebrar a história do país. Lembrou que a Seccional cuida dos interesses da advocacia e da sociedade na Capital do Brasil. “Cuida dos grandes temas. Está próxima dos tribunais superiores. E é por isso que a nossa responsabilidade é ainda maior.
Poli abordou a responsabilidade de ser o atual presidente da OAB/DF e reverenciou quem ocupou o cargo anteriormente e foi exemplo, nominando ex-presidentes. Falou de conquistas e projetos pioneiros, como a assistência judiciária gratuita, antes mesmo de a Constituição estabelecer uma Defensoria Pública Oficial, com a criação da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ). “Temos tanta história sobre a construção da democracia desse país!”, pontuou.
O presidente da OAB/DF ainda resgatou momentos de enfrentamento à ditadura militar e a resistência dos advogados para dizer: “Ninguém pode fechar esta Casa! Ela é da sociedade e da advocacia. Reverenciou o advogado Pedro Gordilho presente naquela ocasião: “hoje o nosso advogado com inscrição mais antiga aqui é o doutor Pedro Gordilho (OAB número 138), e é a pessoa em nome de quem cumprimento todos e todas aqui presentes!”
Concluindo, Poli defendeu a soberania nacional, o respeito à Constituição Federal e ao devido processo legal. “Podem ter certeza de que honraremos o trabalho de cada um e cada uma para construir esses 65 anos!”, disse. “Tenhamos sempre esta Casa como referência de ética, de boas práticas, e de quem representa bem a nossa advocacia de todos os cantos do Distrito Federal… e os senhores estão sendo convidados a seguir fazendo história! Venham conosco! Parabéns à OAB/DF, e Viva a Advocacia!”
