A lista tríplice será apreciada pelo presidente da República
O escolhido ocupará o cargo de ministro substituto da classe dos juristas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) divulgou nota, na semana passada, parabenizando os advogados Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo, Eduardo Toledo e Engels Muniz, que foram indicados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para compor a lista tríplice destinada à escolha de ministro substituto da classe dos juristas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A OAB/DF cumprimenta todos os indicados pelo elevado saber jurídico e pela reconhecida trajetória profissional que os credenciam à função”, registra a nota da Ordem.
A definição dos nomes ocorreu na semana passada, por unanimidade, em sessão do Plenário do STF, para a vaga que será aberta com o encerramento do mandato da advogada Edilene Lôbo.
A lista tríplice será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem caberá a escolha do novo integrante da Corte Eleitoral.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, anunciou que a próxima lista será apenas de mulheres. “Temos o ministro Floriano de Azevedo e a ministra Estela Aranha como ministros titulares. Já temos a ministra Vera Lúcia e temos agora o nome de um homem como substituto, a próxima necessariamente será o nome de uma mulher”, explicou, sobre uma resolução aprovada pela Corte que assegura “a paridade entre mulheres e homens nos cargos que sejam providos na classe de advogado e advogada”.
Conheça melhor os indicados:

Nauê Bernardo é diretor de Igualdade Racial da OAB/DF, advogado e cientista político. Doutorando em Direito na UnB. Professor universitário.

Eduardo Toledo ocupou o cargo de secretário-geral do Supremo durante a presidência do ministro Luís Roberto Barroso. Ele já havia desempenhado a mesma função durante a presidência de Cármen Lúcia no STF.

Engels Muniz é advogado e foi conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).