Ferramenta do IBGE, divulgada ontem, permite explorar a popularidade de nomes e sobrenomes por região, época e gênero
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a nova edição do levantamento “Nomes no Brasil”, com dados atualizados do Censo Demográfico 2022. No Distrito Federal, os nomes Maria e José lideram o ranking de popularidade entre mulheres e homens, respectivamente. Já o sobrenome Silva permanece como o mais frequente entre os moradores da capital.
Segundo o estudo, o nome Maria aparece em 158.296 registros, o equivalente a 5,62% da população do DF. A idade mediana das pessoas chamadas Maria é de 53 anos, com o auge de registros entre as décadas de 1960 e 1969, quando 32.467 meninas receberam esse nome.
Na sequência dos nomes femininos mais comuns, destacam-se Ana, com 62,3 mil registros, e Júlia, com 11,7 mil. Depois vem Francisca (10.611 registros), Amanda (9.424) e depois Mariana, Letícia, Fernanda, Juliana e Alice.

Entre os homens, José lidera com 47,6 mil registros — 1,69% da população local. É o terceiro nome mais comum do DF, considerando ambos os gêneros. A idade mediana dos Josés é de 54 anos, e o pico de popularidade também ocorreu entre 1960 e 1969, com 11,4 mil registros.
Outros nomes masculinos que figuram entre os mais populares são João (47 mil) e Pedro (27 mil). Antônio, Lucas, Francisco, Gabriel, Carlos, Paulo e Marcos seguem o ranking.
Apesar da força dos nomes tradicionais, o levantamento revela mudanças nas preferências ao longo das gerações. Nomes como Miguel, Alice e Helena vêm ganhando espaço entre os mais jovens, refletindo novas tendências culturais e sociais.
Interação e curiosidade
A título de curiosidade: este colunista buscou seus homônimos. Descobriu que tem 95.539 pessoas com a grafia igual (William, com M) no país, sendo que 1.788 estão no DF – que é a segunda unidade da federação que mais tem gente com o meu nome (o primeiro é o Rio Grande do Sul).
Como curiosidades extras, o site indica ainda que cachorro é o signo chinês mais comum no Brasil para pessoas chamadas William, que nenhuma pessoa chamada William recenseada em 2022 no Brasil nasceu antes de 1930 e que William é o 4º nome mais popular no Brasil com a letra W.
O site Nomes no Brasil ( https://censo2022.ibge.gov.br/nomes ) oferece uma ferramenta interativa que permite explorar os dados por gênero, localidade, período de nascimento e até pela letra inicial. É possível gerar rankings por estado ou município, visualizar a distribuição geográfica dos nomes e acompanhar sua evolução ao longo das décadas.
A plataforma também informa a idade mediana associada a cada nome, dividindo os grupos entre os 50% mais jovens e os 50% mais velhos.

Nomes pelo mundo
A nova versão do site inclui o recurso “Nomes no Mundo”, um mapa interativo que mostra os nomes e sobrenomes mais comuns em diversos países, além de quantos brasileiros compartilham essas denominações. É possível descobrir, por exemplo, quantos cidadãos no Brasil têm sobrenomes como Wang (China) ou González (Espanha).
Metodologia e sigilo
Para preservar o sigilo estatístico, nomes e sobrenomes com menos de 20 ocorrências não são exibidos. Também podem ser omitidas informações de localidades com registros muito baixos, evitando qualquer possibilidade de identificação individual.
A pesquisa tem como base os dados coletados em 1º de agosto de 2022, data de referência do Censo. Foram registrados o primeiro nome e o sobrenome completo de todos os moradores dos domicílios, conforme informado pelos entrevistados. Nomes com grafias variantes — como Ana e Anna, Ian e Yan, Luis e Luiz — foram contabilizados separadamente, respeitando a forma registrada na coleta. Sinais diacríticos, como acentos e cedilhas, não foram considerados.