Nesta quinta-feira (6), a partir das 19h, o Casapark inicia as celebrações de fim de ano com a inauguração da instalação de Natal “Luz que Transforma”, criada pelo estúdio Pirilampos do Planeta, de Lula Duffrayer e Flávio Carvalho. A dupla utilizou resíduos plásticos que seriam descartados no meio ambiente, dando nova vida a objetos que inspiram e encantam o público. Em formato de pinheiro e com cerca de seis metros de altura, a instalação ficará exposta na Praça Central do Casapark até 6 de janeiro de 2026.
Junto com a instalação, serão inauguradas as Vitrines de Natal das lojas do Casapark, criadas com a participação de escritórios de arquitetura e design de interiores convidados. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre para todos os públicos. O Casapark está localizado no SCGV 22, Park Sul, Brasília, e suas redes sociais podem ser acompanhadas pelo @casapark.
No ano em que o Brasil recebe os olhares do mundo como anfitrião da COP30, a instalação do Pirilampos do Planeta celebra as festas de fim de ano como um gesto de reflexão, encantamento e transformação. Feita a partir de resíduos descartados, a obra une arte, sustentabilidade e ação social, transformando materiais comuns em formas luminosas que irradiam beleza e consciência. Mais que uma criação visual, a instalação é um convite a despertar os sentidos e repensar escolhas, conectando luzes, cores e estruturas orgânicas às memórias afetivas de cada visitante.
“O Natal é uma das datas mais esperadas do ano, uma celebração da vida em sua essência criativa e regenerativa. Nossa instalação é uma obra para ver, sentir e refletir. É uma experiência que nos convida a imaginar, juntos, um futuro mais justo, leve e luminoso”, compartilham os artistas Lula Duffrayer e Flávio Carvalho.
Como parte das comemorações de fim de ano, as lojas do Casapark inauguram suas vitrines de Natal e participam do Concurso de Vitrines Decoradas. Nesta edição, 18 lojas convidaram escritórios de arquitetura e design de interiores para criar as vitrines. A avaliação será feita por uma comissão julgadora, composta por cinco jurados, e pelo voto popular. A comissão visitará as vitrines após a inauguração para registrar suas notas. Cada vitrine será avaliada de 0 a 10, considerando: criatividade e originalidade, adequação ao tema, atratividade e impacto, e sustentabilidade.
O público também poderá participar da votação, que acontece de 6 a 21 de novembro, pelo site www.casapark.com.br. O voto popular estará aberto a qualquer pessoa, sendo permitido apenas um voto por e-mail.