Este ano, o sistema registrou 49 interrupções – sendo 10 delas em agosto. Número é superior a todo o ano de 2023
Representantes da concessionária terão que prestar informações aos promotores sobre a manutenção e a eficiência dos trens
O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, e o promotor de justiça Bernardo Matos, realizaram reunião na semana passada com representantes do metrô, sobre o funcionamento e a prestação dos serviços oferecidos pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô).
A frequência de problemas técnicos que levaram a paralisação do funcionamento do modal levaram aos questionamentos. Em 8 agosto deste ano, a circulação dos trens foi interrompida por sete horas em razão do rompimento de um cabo de energia devido a uma sobrecarga elétrica.
Entre janeiro e agosto de 2025, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal interrompeu o serviço 49 vezes. A maioria das ocorrências, 44 delas, ocorreu devido a problemas como falhas técnicas, dificuldades operacionais, manutenção corretiva, entre outros.
Este número de ocorrências até agosto deste ano é maior do que o registrado em todo o ano de 2023, quando houve 47 falhas. Ano passado, foram 59 interrupções, segundo Relatório de Administração publicado no site oficial do Metrô-DF.
Segundo a empresa, as falhas se deram por falhas nos sistemas de energia, material rodante, sistema de controle e tráfego e outras causas internas.
De acordo com o Ministério Público, a reunião foi motivada por diversas manifestações da população, por meio da ouvidoria do MPDFT, em relação ao mau funcionamento dos trens. Dentre os principais problemas apontados pelos usuários, destacam-se: frequentes atrasos e interrupções na circulação dos trens; superlotação nos horários de pico; falhas no sistema de climatização e iluminação em algumas composições; ausência de informações claras e tempestivas em situações de interrupção do serviço.

Acordo na reunião
Ficou definido, durante a reunião, que o Metrô-DF terá que informar ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a respeito dos processos de modernização e manutenção do metrô. No encontro, os integrantes da companhia já apresentaram esclarecimentos técnicos sobre o funcionamento do sistema metroviário do DF.
Eduardo Sabo ressalta que “a segurança dos passageiros e o regular funcionamento do metrô é primordial para a população. Por isso, há necessidade de compreendermos como está a resolução dos problemas apontados e principalmente qual é o planejamento para o aumento do número de trens da frota e a ampliação das linhas para melhor atendimento à população”.
Em relação a problemas externos, houve apenas cinco ocorrências registradas, que envolvem interferência de terceiros na via, quedas de energia da concessionária, manifestações, acidentes externos, entre outros.
Procurada por “Brasilianas”, a Assessoria de Imprensa do Metrô-DF não se posicionou.