João Pedro, de 20 anos, é o ‘filho do meio’ do governador do DF. Ele completa 21 anos em junho de 2026, poucos dias antes das convenções partidárias
No final da semana passada, o filho do governador Ibaneis Rocha, João Pedro Rocha, anunciou que vai se filiar ao MDB – o mesmo partido do pai. Estudante de direito, apresenta-se também como empreendedor na Unie, uma startup que em maio do ano passado prometeu “revolucionar o setor de eventos”.
Embora não apareça formalmente como sócio – porque há conflito de interesse, já que o pai é governador, mas é sócio de fato e não esconde isso de ninguém – João Pedro integra a Unie, que foi contemplada em agosto deste ano com R$ 559 mil com recursos do Tecnova III, o fundo de amparo a pesquisas da FAPDF, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.

Agora, João Rocha (este é nome político adotado) anunciou que vai se filiar ao mesmo partido do pai. Desde o ano passado, ele vem acompanhando algumas agendas políticas – e chegou até mesmo a discursar num deles, durante a entrega de mil escrituras para moradores de 17 regiões administrativas, em agosto do ano passado.
“Decidi me filiar ao @mdb_df e quero vocês comigo nessa! A juventude é o futuro do DF e do Brasil”, escreveu o filho de Ibaneis em suas redes sociais, ao anunciar a sua decisão de filiar-se ao MDB após conversar com seu pai e com sua mãe. Segundo ele, haverá uma “filiação conjunta de vários jovens” no dia 15 de novembro.
João Pedro é irmão de Caio Rocha, advogado, e são frutos do primeiro casamento de Ibaneis Rocha com a contadora Luzineide de Carvalho. Agora, no segundo casamento com a advogada Mayara Noronha, Ibaneis tem outro menino, Mateus.
No post em que anuncia sua intenção de entrar na vida pública, João Pedro aparece abraçando e carregando crianças no colo, distribuindo cestas básicas e almoçando em um restaurante comunitário. O anúncio foi gravado em frente ao Memorial JK.

O filho do meio de Ibaneis completa 21 anos em junho do ano que vem – bem às vésperas das convenções partidárias. Segundo as regras eleitorais, esta é a idade mínima para concorrer a deputado distrital.
João Pedro é outro “herdeiro” a entrar na política. Recentemente, o neto do ex-senador Luiz Estevão, Luiz Eduardo Estevão, filiou-se ao PP (sob as bênçãos de Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão). Por ter completado 18 anos em setembro, ainda não poderá concorrer nas próximas eleições.