Artista e arquiteta brasiliense participa da ARTMUC, importante feira internacional de arte na Alemanha
A artista visual e arquiteta brasiliense Laila Mackenzie participa, neste final de semana, da edição de outono da ARTMUC, uma das principais feiras de arte contemporânea da Alemanha, que acontece de 10 a 12 de outubro no norte de Munique.
A convite da tradicional Galeria Gaudí, a artista leva à Alemanha duas obras de sua nova série “Avis Rara”, destacando-se como representante da arte brasileira contemporânea no cenário internacional. O convite surgiu após sua participação de destaque na última Expo Arte SP.
Com mais de 20 anos de trajetória artística, Laila desenvolve uma produção autoral que transita entre a pintura e a escultura, sempre com forte carga poética e sensível articulação entre estética e subjetividade.
Na ARTMUC, ela apresenta duas pinturas figurativas em acrílico sobre tela (80 x 100 cm cada):
“Avis Rara 1 – Maga Roja” retrata uma figura feminina — inspirada na própria artista — vestindo uma fantasia de íbis-vermelho, ave rara nativa do Brasil. A imagem evoca um manto cerimonial que remete aos antigos xamãs da tribo Tupinambá, unindo força ancestral e identidade feminina em uma composição vibrante.

“Avis Rara 2 – Madre Maga” representa um ambiente arquitetônico influenciado pela obra de Burle Marx, onde figuras de aves como o maguary (espécie de cegonha brasileira) e novamente o íbis-vermelho surgem em meio ao espaço construído, estabelecendo conexões entre natureza, cultura e espiritualidade.

A ARTMUC é hoje o evento de arte mais importante da Baviera, reunindo nesta edição mais de 180 expositores, galerias e projetos internacionais, de países como Índia, Taiwan, Tailândia, Alemanha, França, Brasil e outros da América do Sul. O foco é a diversidade cultural e o diálogo direto entre artistas e público, em um ambiente aberto a novas narrativas e expressões.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado pela UPM/SP, Laila retomou intensamente sua produção artística a partir de 2016, em um processo de reconexão com suas raízes criativas. Desde então, vem desenvolvendo pesquisa em estética contemporânea utilizando técnicas como pintura a óleo, acrílica e escultura em argila esmaltada de alta temperatura.
A participação de Laila Macke, como a artista assina suas obras, é promovida pela Galeria Gaudí, inaugurada em 1985 e reconhecida por seu apoio a artistas contemporâneos e jovens talentos. Com presença constante em feiras internacionais como Art Karlsruhe, Lineart e AAF, a galeria amplia sua atuação ao incluir artistas latino-americanos em sua programação.
Com a série Avis Rara, Laila reafirma seu olhar singular sobre o corpo, o feminino e o simbólico, e consolida sua inserção no circuito internacional da arte contemporânea.