Em 70 dias, aplicativo da Semob atingiu quase 40% dos usuários de transporte urbano do DF. Agora, inaugura novas funções, como o alerta para atrasos dos ônibus. ‘É um direito do cidadão’, afirma Zeno Gonçalves
O aplicativo “DF no Ponto”, lançado pela Secretaria de Mobilidade do DF (Semob-DF) no final de julho, chegou à marca de 258 mil usuários por dia. Esse total representa cerca de 40% dos estimados 700 mil usuários do sistema de transporte urbano por ônibus no DF, incluindo aí usuários pagantes e aqueles que têm direito à gratuidade, como estudantes, idosos e pessoas com deficiência.
O “DF no Ponto” é um APP gratuito, que permite o rastreamento em tempo real de ônibus e do metrô do DF e, com isso, é possível que o usuário faça o planejamento de rotas com base na sua localização geográfica. Ele traz ainda os horários atualizados das linhas e das paradas, que podem ser marcadas como “favoritas” para facilitar consultas rápidas.
“Queremos que cada vez mais pessoas baixem este aplicativo. É preciso que o cidadão possa acreditar nos horários que são informados, para trazer mais conforto para ele”, afirmou à “Brasilianas” o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves – que desde já comemora os números de downloads.
“É um direito do cidadão ter consigo a previsibilidade do horário em que vai de fato passar o ônibus, para que ele não fique horas e horas esperando numa parada sem saber o que está acontecendo”, afirmou o secretário. “Todos esses avanços consolidam o ‘DF no Ponto’ como um aplicativo importante para o usuário e tornam o transporte público mais amigável, intuitivo e fácil”, completou.
Zeno informou ainda que em poucos dias o Centro de Supervisão Operacional (CSO) da Secretaria de Mobilidade – que coordena o aplicativo – passará a emitir alertas de serviço sobre atrasos de mais de cinco minutos nas linhas de ônibus marcadas como “favoritas”. O sistema também alertará sobre eventuais interrupções ou mudança nos trajetos das linhas, seja por obras ou por acidentes. “Queremos eliminar o fator de incertezas para o cidadão”, completa.
O APP permite, ainda, que o usuário faça reclamações (ou elogios) diretamente pelo aplicativo.

WhatsApp e informação nos terminais de ônibus
Para ampliar o uso do aplicativo, Zeno anuncia outras novidades. A partir da próxima sexta-feira (10), o usuário poderá interagir pelo WhatsApp (61) 9227-0561 com o Centro de Supervisão Operacional (CSO) da Semob. Um robô irá orientar (usando Inteligência Artificial, por meio de um chatbox) como o cidadão pode planejar sua viagem, como obter a tabela dos horários de determinada linha e quais são as paradas que estão mais próximas a ele.
Outra novidade é que os horários e as linhas de ônibus passarão a ser informados também em painéis digitais em todos os terminais rodoviários da cidade – tais como os que estão funcionando na Rodoviária do Plano Piloto desde o início deste ano. Serão atendidos todos os demais 36 terminais de ônibus da cidade.
A implementação desses painéis será gradativa. O primeiro a receber os novos serviços será o terminal do Recanto das Emas, que terá quatro monitores.
Vale lembrar que o ônibus é o principal meio de locomoção para 85,7% dos usuários de transporte coletivo no DF e que aproximadamente 60% da população brasiliense depende do transporte público para se locomover.
Para terminar, uma curiosidade: diariamente, o público que mais utiliza do “DF no Ponto” é o que está na parada em frente ao Shopping Pátio Brasil, no início da W3 Sul. Em segundo, o que está do outro lado, no Setor Comercial Sul, com direção à Asa Norte.
