Programação do evento, que fortalece as atividades socioambientais da Serrinha do Paranoá, celebra a rica cultura popular da cidade com a presença de artista que leva a tradição do coco de roda para a periferia
Para celebrar a chegada da Primavera, o Instituto Oca do Sol e o Circuito de Música Dércio Marques (Dandô), em parceria com o Instituto Regenera e o Instituto Kali, promovem, neste sábado (20), a partir das 15h, a 23ª edição da Festa da Primavera. O evento é gratuito, acontece na Oca do Sol (SLMN Trecho 1 Rua dos Bambus Chácara 66 Lago Norte) e reúne a comunidade e artistas locais, fortalecendo as atividades socioambientais da Serrinha do Paranoá.
Um dos destaques deste ano é a presença de Mestra Martinha do Coco, uma das mais importantes representantes da cultura popular do Distrito Federal.
Nascida em Olinda (PE), Mestra Martinha do Coco migrou para Brasília com sua família aos 17 anos de idade, fixando residência no Paranoá há 40 anos. A artista, que já trabalhou como empregada doméstica e babá, leva a tradição do coco de roda para a periferia da cidade, difundindo e fortalecendo a cultura popular local.
A programação do evento contará ainda com músicas regenerativas, feira de produtos orgânicos, praça de alimentação consciente, contação de histórias para crianças, oficinas e exposição de cerâmicas do Ateliê Casa da Terra, entre outras atrações. Além de Mestra Martinha, também estão confirmados os artistas Alisson Sindeaux, Junia Jun, Débora Paiva e o grupo Melissas.
As atividades do festejo mais uma vez ressaltarão a importância da preservação das águas, em especial das nascentes da Serrinha do Paranoá.
Para Sol Udry, presidente do Instituto Oca do Sol, a participação de Mestra Martinha do Coco enriquece a festa e reforça o propósito do evento. “A Festa da Primavera é uma celebração da comunidade e da natureza, e ter Mestra Martinha do Coco como nossa atração principal eleva ainda mais o nosso propósito. Ela representa a resistência, a beleza da cultura popular e a força da comunidade do Paranoá. Estamos muito honrados em recebê-la”, afirma.