A 33ª edição acontecerá em junho do ano que vem, registrando os 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis
A Expotchê 2026 festejou o lançamento de sua próxima edição durante a 48ª Expointer, realizada, recentemente, em Esteio, Rio Grande do Sul (RS). O evento aconteceu no estande da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), que convidou a Expotchê para esta participação especial, reforçando a parceria do Estado com a feira.
Confirmada para acontecer de 4 a 14 de junho de 2026, a organização trabalha em ritmo acelerado, encarando o desafio de realizar uma Expotchê ainda mais grandiosa e inesquecível que a anterior. Será a 33ª edição da festa.
O tema da próxima edição também já foi definido: os 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis, marco histórico que será celebrado em sintonia com as ações propostas pelo Governo do Rio Grande do Sul para valorização cultural e turística da região.

Na ocasião do convite, os promotores do evento, Rômulo Mendonça e Leda Alves, entregaram ao Governador Eduardo Leite e a secretários de Estado o livro com registros da última edição da Expotchê, realizada em Brasília, em junho. Em sua fala, Ronaldo Santini, Secretário de Turismo do RS, reforçou o reconhecimento da Expotchê como um dos principais eventos de preservação da cultura gaúcha e de divulgação turística do estado, destacando, ainda, a importância da feira na promoção dos produtos típicos e fortalecimento do comércio e agroindústria.
A cerimônia contou com apresentações culturais do cantor Cristiano Quevedo, do Grupo Ana Terra e da banda Le Farfalle, reunindo autoridades, expositores e convidados.