Todo o sistema elétrico é desenvolvido pela Eletra, fabricante de São Bernardo do Campo. A carroceria, chassi, motores e batertias também são nacionais
O novo Zebrinha, que integra o sistema de transporte urbano do DF e vai rodar entre o Guará e o Aeroporto JK, além de ser 100% elétrico detém ainda 100% de tecnologia brasileira, desenvolvida pela Eletra, fabricante com sede em São Bernardo do Campo (SP). A empresa atua há mais de 25 anos no segmento de veículos elétricos de grande porte.
Todo o veículo foi montado por empresas instaladas no Brasil. A carroceria é Caio, de Botucatu (SP), modelo e-Millennium, com itens como ar-condicionado, entradas USB para recarga de baterias de celulares, acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e vidros nas janelas com tratamento para redução da incidência de raios UV (ultravioleta) do sol.
A plataforma de chassi é Mercedes-Benz, feita em São Bernardo do Campo (SP), modelo OF-1721 L (com suspensão pneumática e piso alto). Já as baterias e os motores elétricos são feitos pela WEG, de Jaraguá do Sul (SC).
Este modelo, que foi adquirido pela Auto Viação Marechal, operadora da Área 4 do transporte urbano do DF, é do tipo midiônibus, traz a tecnologia elétrica da Eletra e chega a uma autonomia superior a 270 km (quilometragem rodada sem a necessidade de recarga das baterias, dependendo das condições de operação), e tem a maior vida útil comprovada do mercado brasileiro – cerca de 15 anos.
“Para a Eletra, toda entrega é um marco importante, mas esta fica na história da empresa e da mobilidade da capital do país. É o transporte limpo, de alto padrão e de forma inédita chegando à população”, disse a presidente da Eletra, Milena Braga Romano.

Sobre a Eletra
A Eletra, empresa de capital 100% nacional instalada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é a marca que tem o maior número de opções de ônibus elétricos já disponíveis no mercado brasileiro.
O dado faz parte do mais recente relatório mensal da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que reúne as informações de mercado dos fabricantes de veículos elétricos, eletrificados e híbridos que atuam no Brasil, mesmo sem ter necessariamente sede instalada.
Segundo a mais recente atualização do final de julho de 2025, o ABVE Data mostrou que 11 marcas comercializam ou demonstram modelos de elétricos no mercado brasileiro. A Eletra aparece em praticamente todos os nichos do segmento urbano, entre 9,7m e 21,5m.
Para 2025, a Eletra promete mais lançamentos para ampliar as opções e os segmentos atendidos. Tem o maior portifólio e detem a tecnologia dos modelos trólebus, elétricos híbridos e elétricos puros.
A Eletra recentemente também forneceu “trólebus puros” de 21,5m para o Corredor Metropolitano ABD, que liga a cidade de São Paulo a municípios do ABC Paulista.
“Caminhamos para 40 anos oferecendo ônibus elétricos e fabricando no Brasil. Hoje a eletromobilidade é uma realidade, mas a Eletra investia e acreditava enquanto tudo ainda era um sonho por aqui. Agora muitos desembarcam no País, mas nós temos raízes aqui e sabemos de perto como é lutar para que os transportes sejam mais limpos e, ao mesmo tempo, se sustentem financeiramente. Somos a única empresa que produz trólebus/ híbrido/elétrico puro e também a única no mundo no mundo com ônibus elétrico operando há 25 anos ininterruptos e com sistema original”, afirma a presidente.