O trecho que passa em frente ao Sesi, em Taguatinga Norte, e vai do HRT até a avenida Hélio Prates, passará por novo processo de asfaltamento. Será o quarto, desde 2023. “O trecho ainda não está dentro das normas”, admite o diretor de Obras da Novacap
Um trecho de 1,6 quilômetro de asfalto, que passa em frente ao Sesi, em Taguatinga Norte, e faz a ligação do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) à Avenida Hélio Prates, passando ainda pelo Setor de Indústrias da cidade, será refeito. Pela quarta vez, em três anos.
“Aparentemente, a pista hoje está boa. Mas sabemos que não. Em breve, o asfalto irá se soltar”, disse à “Brasilianas” o diretor de Obras da Novacap, André Vaz. A obra, que custou R$ 3,19 milhões, será refeita, segundo ele, sem nenhum novo custo para a Novacap pois está ainda na garantia.
A pista original tinha quase 50 anos e foi toda retirada, em maio de 2023. Foi feito um recapeamento, que foi concluído no período de chuvas. Daí – segundo André Vaz – a base da via ficou comprometida. Já foi refeita outras duas vezes, mas apresenta problemas estruturais.
A empresa que fez a obra, a Construtec, fez um contrato para renovar 11 quilômetros de via para a Novacap, ao custo de R$ 10 milhões. Segundo o diretor da autarquia, apenas neste trecho em Taguatinga houve problema.

Outro ponto que terá de ser refeito é um trecho de 500 metros na entrada do Riacho Fundo II, para quem sai da BR-060. Também está sob avaliação trechos da recém-recuperada Avenida Hélio Prates, no trecho entre a Fundação Bradesco e o centro de Ceilândia.
“São episódios pontuais”, destaca André Vaz. “E a Novacap tem acionado as cláusulas contratuais de garantia”, assegura.
Ainda de acordo com o diretor da Novacap, o laboratório da autarquia é peça fundamental para as análises técnicas que asseguram a conformidade dos materiais aplicados nas obras com os padrões exigidos pelas normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O laboratório da Novacap é dividido em três áreas: solos, responsável por verificar a qualidade das camadas inferiores das pavimentações (subleito, sub-base e base); concreto, que analisa os elementos pré-moldados de concreto (meios-fios, tubos e blocos); e asfalto, dedicado à avaliação dos agregados utilizados na fabricação da massa asfáltica (brita, areia, pedrisco e pó de pedra) e da massa asfáltica produzidas tanto pela usina da própria companhia quanto das particulares utilizadas pelas empresas contratadas pela Novacap.