TRANSPORTE PÚBLICO GANHA UPGRADE (2)
O slogan publicitário resume bem as novas funcionalidades e serviços que irão revolucionar a forma de interação do sistema com o usuário, como estabelecer trajetos desde a porta de casa. Além de um canal direto – e on-line – com a Semob-DF
“Descubra rotas, horários e opções de transporte público de forma rápida e prática. Seu transporte público na palma da mão!”. Com este slogan publicitário, na próxima semana (talvez no dia 28, a depender de agenda), o governador Ibaneis Rocha (MDB) deverá lançar, oficialmente, a nova versão do APP “DF no Ponto”.
Esta nova versão do APP será a forma de o novo Centro de Supervisão Operacional (CSO) da Semob-DF estar nas mãos dos usuários. Espera-se que o APP tenha o seguinte funcionamento: será o usuário quem vai controlar (e cobrar) da Semob-DF o correto funcionamento do sistema, que por sua vez repassará a demanda/cobrança às empresas, que terão de fazer os ajustes em seus veículos e com os seus funcionários, sob pena de multas.
Na prática: o motorista será monitorado em tempo real pelo usuário, que se valerá das ferramentas tecnológicas e operacionais que estão por detrás, ofertadas pelo novo CSO.

Como vai funcionar o APP
Com o novo APP “DF no Ponto” (que ficará disponível nas lojas Google e Apple, gratuitamente), cada passageiro poderá saber com precisão quando passará o próximo ônibus da sua linha preferencial. Ou, ainda, será possível estabelecer um trajeto para o seu deslocamento.
Funcionará assim: a pessoa diz o local de partida e o local onde pretende chegar. O sistema oferecerá várias opções de trajeto (inclusive daqueles com maior facilidade para quem precisa de acessibilidade) e, em cada um deles, aparecerá o tempo estimado para toda a viagem, o tempo de deslocamento a pé até o ponto de ônibus, a necessidade uma eventual integração com o metrô ou uma eventual troca de linha de ônibus (e em que lugar ela será feita), e o tempo de deslocamento a pé ao final até o seu destino.
Com isso, o usuário poderá programar qual o horário que deve sair de casa e a que horas vai chegar ao seu destino. E, além disso, qual será o custo desse trajeto (lembrando que se a pessoa tiver o Cartão Mobilidade pode pegar até três modais pagando uma única passagem).

Como o sistema do CSO utiliza o padrão chamado GTFS, ou Especificação Geral de Feed de Trânsito, criado como padrão pelo Google, uma pessoa que esteja em qualquer lugar (inclusive fora do DF) poderá fazer sua programação de viagem usando o transporte público do DF.
Por exemplo: se uma pessoa estiver em São Paulo e queira chegar até o Riacho Fundo, poderá informar o horário de sua chegada no aeroporto e, daí, poderá fazer o trajeto até aquela Região Administrativa, sabendo que linha de ônibus pegar (e qual horário ela vai passar), quais ônibus deve eventualmente trocar (ou acessar o metrô), e quanto tempo vai durar o percurso. Ah: e vai saber qual o valor dessa viagem, de ponta a ponta.
Além do APP (que deverá ser utilizado pelos moradores do DF, no seu dia-a-dia), haverá um portal na internet – www.dfnoponto.df.gov.br – que permitirá igualmente a consulta do sistema do CSO.

Interação será direta com o usuário
A proposta é que cada usuário, ao baixar o APP, passe a ter (e a ser) um canal direto com a Semob-DF. Será uma via de mão dupla. Explico melhor…
Ao estabelecer uma linha de ônibus como sua preferencial, o usuário passará a receber “alertas de serviço”, que podem emitir notificações sobre atrasos, mudanças e interrupções daquela linha, diretamente no celular. A mensagem vai “pular na tela”, tal como fazem outros alertas de comunicação.
Por outro lado, haverá um botão do “Fale conosco”. Essa interação se dará de duas formas: o usuário poderá preencher alguns poucos dados e enviar uma sugestão, denúncia, reclamação, elogio ou dar alguma informação extra para avaliação da Semob-DF.
Mas, se quiser falar diretamente (e em tempo real) com o Centro de Supervisão e Operações da Secretaria de Mobilidade para relatar algum problema com o veículo ou dentro dele, ou ainda a “queima de parada”, por exemplo, haverá um canal de WhatsApp disponível para conversar com o usuário. Será necessário apenas acionar um botão, num clique.
Num primeiro filtro há um atendimento digital (por robô) e depois, se for o caso, a conversa se dará diretamente com um atendente da central. Tudo on-line…
Hoje, uma reclamação feita por um usuário pelo canal 162 ou pelo “Participa DF” pode demorar até 30 dias para ter uma resposta. Que, na prática, para o cidadão, tem efeito zero.