Governador lançou projeto ‘GDF nas Ruas’, que ainda depende de autorização do Tribunal de Contas para renovar o asfalto
O diretor de Obras da Novacap, André Vaz, tem um caderno de anotações sobre a mesa, onde registra as demandas que chegam até ele. Tem uma parte deste caderno com o nome “Governador Ibaneis”, em que constam os pedidos que recebe diretamente do governador do DF – o que, na prática, significa que têm prioridade no atendimento.
Segundo André Vaz, ele recebeu a seguinte ordem do governador: “Quero priorizar as atividades para que o asfalto chegue na porta da casa do cidadão”. Para isso, entre outras ações, o GDF lançou o programa “GDF nas Ruas”, que tratam de serviços de zeladoria, como calçadas, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana.
Segundo o GDF, o programa passará por 10 das 35 Regiões Administrativas, onde foram identificados altos níveis de deterioração no pavimento. Parte do projeto, no entanto, ainda aguarda autorização do Tribunal de Contas do DF. Há um processo, para a contratação, de forma continuada, de empresa para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia consultiva.
A licitação inclui a execução de levantamentos, estudos, diagnósticos dos parâmetros estruturais, funcionais dos pavimentos e de segurança das vias, bem como a elaboração de projetos executivos de engenharia de restauração e/ou requalificação de pavimentos da malha viária do Distrito Federal.
Na prática, a ideia da Novacap é trocar o asfalto considerado “muito ruim”, “ruim” ou “regular”, de acordo com o grau de gravidade e de impacto da obra na comunidade.
A última decisão tomada pelo TCDF fez uma série de questionamentos e de pedidos de esclarecimentos à Novacap. A empresa apresentou as respostas no dia 4 de abril. No momento, o documento enviado pela companhia está sob análise do corpo técnico do tribunal – e segue sem data para uma decisão.