Atraídos pelo festival Capital Moto Week, os motociclistas podem participar de uma série de eventos promovidos pelo Departamento de Trânsito do DF. Hoje acontece a abertura do Pit Stop Educativo, em frente à Funarte. Apenas este ano, foram registradas 48 vitimas fatais entre motociclistas
Às 10h30 desta quarta-feira (30), será realizada a abertura oficial do Pit Stop Educativo para Motociclistas, no estacionamento em frente à Funarte. O evento, realizado pelo Departamento de Trânsito do DF, em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), conta com o apoio de diversos parceiros do trânsito e visa alertar sobre os riscos que envolvem a circulação de motocicletas.
Os motociclistas abordados serão convidados a participar de algumas simulações para perceber riscos de sinistros, refletir sobre eles e descobrir formas de evitá-los. Também receberão brindes de diversos parceiros do evento.

No DF, 48 mortes registradas só neste ano
Segundo o Detran-DF, apenas este ano foram registradas 48 vitimas fatais entre sinistros envolvendo motociclistas.
O Pit Stop Educativo para Motociclistas integra as ações da Semana Nacional de prevenção de Sinistros com Motociclistas, instituída pela Lei nº 15.006/2024, e acontecerá ainda amanhã (31), das 9h às 16h30. A semana coincide ainda com a etapa final do Festival Capital Moto Week, que receberá cerca de 300 mil motos e 800 mil pessoas, na Granja do Torto.
E vai também até hoje, na Vila do Bem do Capital Moto Week, as atividades educativas com foco na segurança viária para idosos, que abordam os cuidados que os 60+ precisam ter na hora de circular pela cidade.
“Para o Detran-DF, orientar a população é uma missão muito importante para gerar um trânsito mais seguro e, por isso, estamos praticamente em todos os eventos para os quais somos convidados”, explica a diretora de Educação de Trânsito, Ana Moreira.
Para encerrar esta semana temática, hoje o Detran-DF estará presente na Conferência Nacional de Segurança no Trânsito, iniciada anteontem, também organizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O tema do encontro é “Protegendo vidas sobre duas rodas”, em que busca debater situações de risco para reduzir sinistros com motociclista
“A segurança do motociclista é responsabilidade de todos, inclusive deles próprios que podem fazer muito para evitar sinistros. Debater sobre a proteção de vidas sobre duas rodas é imprescindível, considerando a vulnerabilidade que a motocicleta representa no trânsito e o crescente número de ocorrências fatais com motociclistas”, destaca Ana Moreira.
