Fomento ao turismo cultural, gastronômico, cívico e de negócios, faz da capital destino em alta para visitantes do Brasil e exterior
O Distrito Federal encerrou o primeiro semestre de 2025 com um crescimento de 39% no movimento de turistas internacionais, segundo dados registrados no Aeroporto JK.
Em abril, o terminal atingiu volume recorde de passageiros, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram contabilizados 890.989.974 passageiros-quilômetros pagos (RPK), métrica utilizada na aviação para medir a demanda por transporte aéreo.
Esses dados, segundo a Secretaria de Turismo do DF, colocam Brasília como destino turístico consolidado, com cada vez mais visitantes do Brasil e do exterior. Neste ano, Brasília foi eleita um dos 25 destinos globais mais procurados, segundo pesquisa da Airbnb, e entrou para o ranking global da InsureMyTrip como destino favorito para trabalhadores digitais.
O aumento no turismo reflete, também, a movimentação gerada por grandes eventos realizados na capital federal. O Aniversário de Brasília, por exemplo, reuniu cerca de 1 milhão de pessoas. A Via Sacra do Morro da Capelinha contou com 150 mil fiéis e o 33º Congresso Abes/Fitabes trouxe mais de 10 mil participantes.
Segundo o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, os bons resultados são fruto de uma gestão que aposta no potencial cultural, cívico e criativo da cidade. “Temos trabalhado com planejamento, inovação e diálogo com o setor para transformar experiências e fortalecer a imagem da capital como destino nacional e internacional”, revela. Para o secretário, o turismo em Brasília não é apenas uma atividade econômica. “É, também, uma forma de conectar pessoas à história, à arte e à diversidade do nosso território,” conclui.
A arquitetura, as atrações cívicas e as belezas naturais já não são as únicas atrações de Brasília. A capital federal foi eleita pela segunda vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste, segundo o Ranking de Cidades Sustentáveis 2025, da plataforma Bright Cities.

Fecomércio-DF destaca integração entre atores
Para o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a entidade tem se dedicado a articular os diferentes atores envolvidos na cadeia do turismo para fortalecer o setor de forma integrada e estratégica. “Em Brasília, temos promovido uma conexão cada vez mais efetiva entre o Sesc, o Senac e diversas entidades públicas e privadas, como as Secretarias de Turismo e de Cultura, além do Iphan”, afirmou Freire.
Ele cita a reabertura da Casa de Chá, há exatamente um ano, como um exemplo concreto desse esforço coletivo. “Essa ação já nos traz frutos, pois o espaço foi recentemente incluído na lista das 150 casas de chá a serem visitadas no mundo”. A Casa de Chá tem recebido, em média, 12 mil visitantes por mês.
Segundo a Fecomércio-DF, outros grandes projetos, como o Carnaval e o aniversário de Brasília também reforçam essa integração e geram impacto direto na economia da cidade. “Nesta semana, por exemplo, sediamos um importante evento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que reúne cerca de 1,6 mil pessoas de todo o país. Essa movimentação impulsiona a rede hoteleira e mais de 50 setores ligados ao turismo, especialmente o segmento de turismo de negócios”, explica o presidente da entidade.

Catedral Metropolitana recebeu investimentos
Entre os investimentos do GDF para o Turismo estão os repasses para a manutenção da Catedral. Foram pagos R$ 957 mil de um total de quase R$ 3 milhões, que será repassado em quatro parcelas até abril de 2026. O recurso será utilizado no restauro e conservação de vitrais, esculturas, sinos, pinturas e mobiliário litúrgico, além de intervenções técnicas especializadas em conformidade com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O presidente da Associação de Artesãos da Área Externa da Catedral Metropolitana de Brasília, Glauco Lopes, afirma que o período tem sido lucrativo. “Aumentou em 100% o turismo. Só temos a agradecer à Catedral Metropolitana, que tem parceria conosco, que nos deixa mostrar nosso artesanato e ao Governo de Brasília também. Somos muito gratos e esperamos que continuemos assim com o nosso turismo bem aquecido aqui no DF”, comemora.